domingo, 2 de outubro de 2011

+ Dicas InDesign

Olá!!
Lá vai mais algumas dicas básicas do InDesign cs4, continuando a postagem anterior (Diagramando) ;)


Para modificar os cantos da minha caixa de imagem?
No menu Object>Corner Options aparecerá uma janelinha com algumas opções de cantos, no cs4 você altera todos os cantos de uma só vez, já no cs5 terá a opção de cada canto da caixa ser diferente um do outro (super legal! xD). Dentro da janelinha, a opção Effect tem as variações - Fancy, Bevel,.. e em Size você altera o tamanho que esse efeito terá. 





Para que serve o Text Wrap?
Onde encontrar? No menu Window> Text Wrap. Sabe quando você quer colocar o texto envolta de uma imagem, e o texto acaba ficando em cima da figura? Essa ferramenta permite que o texto não invada a área ilustrativa, criando um tipo de contorno nela. Veja o exemplo abaixo utilizando o Text Wrap em figuras geométricas simples e repare que no círculo fica uma borda quadrada afastando do texto. Para 'moldar' o texto em uma imagem redonda, use a ferramenta Ellipce Frame Too (na caixa de ferramentas ao lado esquerdo):


Text Wrap aplicado nas figuras geométricas simples

Text Wrap aplicado na Ellipce Frame Too

Girar imagem ou caixa de texto?
Na ferramenta Free Transform Tool na barra ao lado esquerdo. Ou utilizando o atalho (E) do teclado.


Imagem sendo girada

Escrever em uma linha irregular?
Primeiro você cria a linha com a ferramenta Pen Tool (P). 




Depois na caixa de seleção de Type Tool (T), terá uma segunda opção Type on a Path Tool (Shift+T). Colocando em cima da linha criada, automaticamente você já escreve nela :) . Para esconder a linha da Pen Tool, com a ferramenta de seleção branca (setinha branca), você deixa a linha sem preenchimento e sem contorno ;) Uma observação que essa ferramenta também pode ser utilizada para escrever outras formas geométricas.






Para ajustar a caixa de texto com o texto?
Com o botão direito do mouse em cima da caixa de texto, você seleciona Fitting> Fit Frame to Content  (atalho Ctrl+Alt+C) e a área em branco da caixa se ajusta ao texto :)




Bom.. por hoje é isso pessoal!
Espero que tenham gostado!! :D

Até a próxima ;)

8 comentários:

  1. Bom dia, tudo bem?

    Adriane adorei seu blog. Suas dicas são maravilhosas, e ajudaram muito. Mas, aproveito para lhe fazer uma pergunta.
    Fiz um template para capa de um livro no Indesign CS5, configurei “Capa, lombada, contracapa, orelhas e definir a área da sangria” tudo certinho sem qualquer imagem. Quero imprimi-lo em (PDF) no InDesign para futuramente abri-lo em outro programa.
    Daí surge um probleminha, ao imprimi-lo aparece apenas os traços cinza dos CANTOS e da LOMBADA, que estão fora da linha VERMELHA. Não entendo muito de design, mas acho que são os “Trim”s.
    No entanto, preciso que imprima todas as linhas da SANGRIA. Por favor, ajude-me!!!!!. Um abraço e fique com Deus. (email: kiarasatto@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kiara Satto!
      Tudo bem e você!?

      Muito obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz que meu Blog esteja lhe ajudando!!!

      Referente a sua dúvida, pelo o que compreendi, se você estiver utilizando as linhas da régua (as azuis) do Indesign, elas não sairão na exportação em pdf, pois essas linhas são apenas de apoio para trabalhar dentro do arquivo Indesign aberto. Uma sugestão: você pode fazer pequeninas marcações (com linhas mesmo) dentro da área de sangria, marcando as orelhas, lombada e outras áreas de corte ou dobra, assim, servindo de ajuda para você saber a limitação de cada espaço dentro da sua capa.
      Enviei no seu e-mail um print de uma capa fictícia para lhe explicar melhor e um pdf com a capa exportada.
      Na hora de exportar, lembre-se: File> Export...> na opção Marks and Bleeds> All Printer's Marks e selecionar Bleed and Slug e Include Slug Area.

      Espero ter ajudado! :D
      Abraços!

      Excluir
  2. Adriane, parabéns pelo blog!! Excelentes dicas...
    Já salvei nos favoritos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, scheidtBR
      Muito obrigada pelo carinho!!
      Fico super feliz com o seu comentário!!! :D
      Abraços!

      Excluir
  3. Boa tarde Adriane, tudo bem?
    Achei seu blog por acaso na minha busca desesperada para uma solução no indesign. Então, eu estou diagramando uma página para minha aula de Planejamento Gráfico (estudo Jornalismo na UFSC), e eu queria colocar legenda e crédito em uma foto. Acontece que eu apliquei o text wrap nela e não consigo de jeito algum colocar o que eu quero perto. Você sabe como resolver isso?
    Obrigada :)
    PS: adorei seu blog hehehe já curti a página no facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Tudo bem e você?

      Tem como resolver seu problema sim!
      O objeto que você quer colocar perto da caixa com Text Wrap, você seleciona e vai no menu superior "Object> Text Frame Options" ou (Ctrl+B). Logo em seguida aparecerá uma janela de comando, nela você seleciona a opção "Ignore Text Wrap", dá um "Ok" e prontinho! :)
      Assim qualquer janela pode ficar perto da outra com o Text Wrap ativado, mas tem que fazer esse processo em qualquer outro objeto que queria colocar muito próximo.

      Espero ter ajudado! :D
      Muito obrigada por curtir a página no Facebook!!! ♥

      Excluir
  4. Boa Tarde a Todos,

    Depois que comecei a ler e ver alguns artigos sobre InDesign comecei a me interessar.

    Eu gostaria de algumas opiniões.
    Vi um curso na Impacta Cursos InDesign Impacta e me interessei bastante.

    O que acham?

    Muito Obrigada.
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Infelizmente não posso dar minha opinião sobre esse curso na Impacta, nunca ouvi falar sobre. Mas, já que se interessou por Indesign, recomendo você procurar cursos sobre o assunto. No Senai abre uns cursos do pacote Adobe, super bom!
      Fica a seu critério escolher o que mais lhe agrada ;)
      Att, Adriane

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...