sábado, 31 de março de 2012

Numeração automática de páginas - InDesign

Olá!
Tudo bem pessoal?
Andei um pouco 'sumida' do blog e peço desculpas! Trabalhos da faculdade mais o TCC estão me ocupando bastante tempo... Mas sempre que eu tiver uma horinha vou postar algo para vocês! ;) Ah e não posso deixar de agradecer muitooo pelas visitas no blog! Fico super feliz :D

Vamos para mais um tutorial? Dessa vez é como fazer a numeração automática de páginas no InDesign, é super simples e facilita muito na hora de montar um arquivo como revista ou livro :D

Vá na janelinha Pages (Window>Pages) e clique nas páginas que se referem a Master do arquivo (página azul na imagem abaixo).


Automaticamente a Master aparecerá (A Master são as páginas mestres do seu arquivo, tudo o que for colocado nela se repetirá em todas as demais páginas). No canto da página, abra uma caixa de texto, e deixe o cursor clicado.


Em seguida, no menu Type>Insert Special Character>Markes>Current Page Number. Depois disso, na caixa de texto que você tinha feito aparecerá a letra A, essa letra é a 'representação dos números' das suas páginas, você pode editar esse caracter como preferir :)



Por último, é só clicar novamente na sua página inicial (página azul na imagem abaixo), e suas páginas já estarão numeradas com a mesma edição que você fez na Master, caso queira mudar algo, lembre-se de clicar na Master novamente! ;)




Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida é só perguntar! ;)
Até a próxima!

7 comentários:

  1. E se não quisermos numeração na primeira página / capa)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se você não quiser a numeração na capa/primeira página, você pode optar por 2 caminhos.
      1 opção: você clica na Master que tem o nome [none] na frente, arrasta ela para a página reference a capa, na mesma janelinha Pages. Assim, a numeração desaparacerá da sua página capa.
      2 opção: na capa que você está trabalhando, clique em cima da numeração da página com as teclas Ctrl+Shift segurado, isso fará que o conteúdo da Master seja transferido para sua página e se torne editável, assim você conseguirá deletar o número da página.
      Espero ter ajudado!
      Qualquer outra dúvida, pode perguntar :)
      Att, Adriane Mascotti

      Excluir
  2. E se eu não quiser que o InDesing conte com a capa, pois um livro de 40 páginas, se inserirmos a capa, a 4ª capa e duas páginas adicionais o livro fica com 44 páginas, logo, seu sumário vai ficar zuado. O que eu quero dizer é: a numeração da publicação começa a partir da página 1 (que seria folha de rosto, apresentação, agradecimento ou qualquer coisa assim) e não deveria contar com a capa e contra capa.
    Eu não achei nenhuma maneira de fazer com que o software não contasse com a página 1 e 2 e começasse a contagem a partir da 3ª página. A solução é fazer capa e etc num documento separado do miolo. Até por que, geralmente, a capa é impressa em outro tipo de papel, então não caberia na imposição de páginas de qualquer modo.
    Enfim, se alguém souber qual a mágica pra fazer isso, ficarei feliz se puder me dizer.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!
      Essa mágica existe sim :D
      Para o seu arquivo começar da 3º página em diante, você clica na página que se refere a 1º (em Pages), depois clique na setinha preta que fica no canto direito superior da janela Pages e abrirá um menu, certo? Clique em "Numbering & Section Options". O "Start Section" está selecionado automaticamente no "Automatic Page Numering", clique na opção "Start Page Numbering at: ___" (no campo que está escrito "1" você digita o número da página que gostaria que começasse seu arquivo, no seu caso, a "3" ), dessa forma seu arquivo começará na página 3 e seu sumário ficará correto ;)
      Espero ter ajudado!
      Att,
      Adriane Mascotti

      Excluir
  3. Queria saber como fazer com esta numeração 'triplique' automaticamente na mesma página. Por exemplo, se você tem um arquivo de 20x9cm, cabem 3 dele num A4. Aí seriam 3 'carnês' em cada página. Precisava que ele numerasse automaticamente, na posição que eu escolhesse, de 1 a 3 na primeira página, 4 a 6 na segunda, 7 a 9 na terceira, e assim sucessivamente. Difícil! To quebrando a cabeça aqui mas acho que o Indd ainda não é inteligente o suficiente pra isso.. =( Você sabe como faço?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Adriane,
    Estou diagramando um jornal e as páginas aparecem na ordem contrária ( 1, 3, 2, 5, 4...) .Como faço para alterar a direção obrigatória das páginas, numa sequência lógica?
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...