terça-feira, 17 de setembro de 2013

Distorcer e Transformar objetos no Illustrator


Olá pessoal!
Existem várias maneiras de editar figuras no Illustrator. Tem um efeito super legal que pode ser aplicado tanto em objetos ou em textos. Distort & Transform, em Effects, possui uma variedade de ferramentas divertidas. Confira abaixo cada uma delas! :)


Dica antes de começar: para aplicar essas ferramentas, você precisa criar algum objeto expandido antes. Irei usar de exemplo uma letra. Eu escrevi em uma caixa de texto, selecionei a caixa e fui em Objetc> Expand. Depois é só se divertir aplicando os efeitos :D


- Free Distort
Effects> Distort & Transform> Free Distort...
Com essa opção você edita seu objeto pelos quatro vértices, é só clicar e arrastar. Clique em Ok assim que terminar. Na opção Reset, na mesma janela, o objeto volta a forma original.


- Pucker & Bloat
Effects> Distort & Transform> Pucker & Bloat...
Essa opção você 'enxuga' ou 'enche' seu objeto. Em 0% é o objeto original, ao ir reduzindo a barra para o negativo, o contorno do objeto se altera formando pontas. E trazendo a barra para o positivo, seu objeto cria círculos maiores e menores ao redor do stroke.

- Roughen
Effects> Distort & Transform> Roughen...
Vamos dizer que com essa ferramenta você ondula ou quebra o stroke do objeto. Na opção Smooth, seu objeto distorce com ondulações, e com a opção Corner seu objeto distorce de maneira que o stroke se quebre em várias retas. Quanto mais o Size for acentuado, mais distorcido irá ficar, e em Detail você aumenta o grau das distorções.


- Transform Effect
Effects> Distort & Transform> Transform Effect...
Essa opção você pode mover o objeto de lugar e esticar ou alongar a escala dele. Em Scale, você alonga o objeto tanto na vertical ou como na horizontal. Em Move, você move o objeto do seu eixo original. Em Rotate, você gira o objeto para qualquer ângulo.

- Tweak
Effects> Distort & Transform> Tweak...
Nessa opção você consegue distorcer o objeto tanto só de modo horizontal ou só vertical. Nas opções Relative ou Absolute você altera o tipo de deformação, ondulada ou reta. Em Modify você edita os pontos de deformação.


- Twist
Effects> Distort & Transform> Twist...
Essa ferramenta serve para você girar seu objeto. Quanto maior o ângulo, maior será a deformação do giro.

- Zig Zag
Effects> Distort & Transform> Zig Zag...
Cria pontas pontiagudas ou pontas arredondas em volta do objeto. Você pode acentuá-las ou diminuí-las no Size, e acrescentar ou tirar mais pontas em Ridges per segment. Em Points você escolhe qual tipo de pontas você deseja.




Espero que tenham gostado!
Até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...